O impacto cultural no design de interfaces: o que aprendi navegando em sites japoneses

Set 2026 · 6 min de leitura

Artigo de opinião de Eduardo Missaka, CEO da Espresso Labs. Uma viagem ao Japão e o choque de navegar em sites japoneses viraram uma reflexão sobre como a cultura molda o design de interfaces, e por que não existe um jeito único de desenhar boas experiências digitais.

Rua movimentada no Japão à noite, repleta de letreiros e placas de neon disputando a atenção

Artigo de opinião de Eduardo Missaka, CEO da Espresso Labs.

Visitei o Japão recentemente e, entre tantas impressões da viagem, uma me acompanhou do primeiro ao último dia: a experiência de navegar na internet japonesa. Reservar um restaurante, comprar uma passagem de trem, consultar o site de uma loja. Cada tarefa banal me colocava diante de páginas que, aos meus olhos de brasileiro acostumado com interfaces minimalistas, pareciam de outra época: densas, cheias de texto, banners, avisos, tabelas e carimbos coloridos disputando cada pixel da tela.

Minha primeira reação foi a mais óbvia: “esses sites são ruins”. Bastou prestar atenção em como as pessoas ao redor usavam esses mesmos sites, com fluência e sem qualquer estranhamento, para a pergunta mudar de “por que isso é tão ruim?” para “o que eu não estou entendendo aqui?”. Este artigo é uma tentativa de responder a essa segunda pergunta, que diz muito sobre como pensamos design de interfaces aqui na Espresso Labs.

A diferença é real, e não é falta de capacidade

Primeiro, vale afastar a explicação preguiçosa. O Japão não desenha páginas densas por atraso técnico. Estamos falando de um dos países mais tecnológicos do mundo, que tinha internet móvel popular com o i-mode anos antes de o smartphone existir, e que abriga alguns dos estúdios de design mais respeitados do planeta.

A densidade dos sites japoneses é uma escolha, sustentada por um conjunto de fatores que se reforçam. A escrita é um deles: o japonês combina três sistemas (kanji, hiragana e katakana), e os kanjis carregam muita informação em pouquíssimo espaço. Um bloco de texto que em português ocuparia três linhas cabe em uma, e o olho treinado escaneia aquilo com naturalidade. Somam-se o histórico da web móvel japonesa, que nasceu em telas minúsculas recheadas de links, a influência da mídia impressa (jornais, revistas e os panfletos chirashi, densos por definição) e o hábito de comparar ofertas em detalhe antes de comprar.

Aversão ao risco: informar ao máximo para decidir com segurança

O fator mais interessante, porém, é cultural. O Japão tem uma cultura marcada pela aversão ao risco e pela busca de certeza antes da decisão. Estudos clássicos de cultura comparada, como os de Geert Hofstede, colocam o país entre os mais altos do mundo em “aversão à incerteza”, e isso aparece no design.

Se o cliente japonês quer ter certeza absoluta antes de decidir, o site precisa informar ao máximo: especificações completas, condições detalhadas, tabelas de preço, avisos, selos, perguntas frequentes, tudo visível, de preferência antes do clique. Esconder informação atrás de um menu limpo, como faz o minimalismo ocidental, não é elegância nesse contexto. É omissão. A sobrecarga de informação que nos parece caótica cumpre uma função precisa: reduzir a incerteza de quem decide.

Sobrecarga não é bagunça, é segurança

Esse é o ponto que inverteu minha leitura. O que eu enxergava como bagunça, o usuário japonês enxerga como segurança. Uma página densa diz: “esta empresa não tem nada a esconder, está tudo aqui”. Um site minimalista, com uma foto bonita e um botão, pode gerar no usuário japonês a mesma desconfiança que um contrato de uma página só geraria em um advogado: cadê o resto?

A densidade sinaliza seriedade, esforço e transparência. E o inverso também vale: o brasileiro médio, diante de um site japonês típico, sente desconforto e desconfiança, porque nosso repertório associa poluição visual a amadorismo. Os dois usuários estão certos. Cada um está lendo a interface com o dicionário cultural que possui.

Não existe interface ótima, existe interface adequada

A conclusão que trouxe na mala é simples de enunciar e difícil de praticar: entender o público-alvo é essencial para o desenho de interfaces e experiências, e não podemos cair no mito de que existe um jeito certo ou “ótimo” de desenhar experiências digitais.

As boas práticas que tratamos como universais (minimalismo, espaço em branco, hierarquia enxuta, poucas opções por tela) são, em grande parte, convenções de uma cultura específica, num momento específico. Funcionam muito bem para determinados públicos e contextos, e é por isso que as aplicamos todos os dias. Mas elas não substituem a pergunta que deveria abrir qualquer projeto: quem vai usar isso, com que repertório, com que medos e com que expectativas?

No nosso dia a dia de software house, essa pergunta aparece o tempo todo, mesmo sem cruzar oceanos. O aplicativo para o produtor rural não pode ser desenhado como o app do operador da Faria Lima. O sistema interno usado por uma equipe de fábrica pede outra densidade de informação que o site institucional da mesma empresa. Público de 60 anos e público de 20 leem a mesma tela de formas diferentes. Cultura não é só nacionalidade: é setor, geração, contexto de uso.

Design de interface não é a arte de aplicar tendências. É a disciplina de tomar decisões visuais a partir do entendimento profundo de quem está do outro lado da tela. O Japão me lembrou disso da forma mais vívida possível: navegando, meio perdido, em sites que funcionam perfeitamente. Só não foram feitos para mim.

Design orientado ao seu público

Desenhamos interfaces e experiências a partir do contexto real de quem vai usar, não de fórmulas prontas.